fbpx

Dúvidas Comuns

ARMAS DE FOGO X ARTES MARCIAIS E DEFESA PESSOAL

Junte-se a nós. Somos mais de 1 Milhão e 200 mil Caveiras!

Entre para nossa lista e fique por dentro...

QUAL A RELAÇÃO ENTRE ARMA DE FOGO X DEFESA PESSOAL? ARTES MARCIAIS?

Quando falamos em defesa pessoal a primeira coisa que vem em mente das pessoas é uma série movimentos como socos, chutes, imobilizações não é verdade? Mas grande parte das agressões e crimes fazem uso de armas e a arma de fogo é uma delas. Na última década (2010 a 2019) 449.078 pessoas foram mortas por arma de fogo (referência ministério da saúde e atlas da violência)

Por isso não podemos descartar em nossos treinamentos a utilização de técnicas que ensinem não somente como reagir em uma situação inevitável contra uma pessoa com uma arma de fogo, bem como precisamos saber, minimamente, como operar essa arma para que ela seja utilizada a seu favor.

CASOS REAIS

Recentemente me deparei com um vídeo viral na internet aonde 02 jovens reagem a um assalto e conseguem tomar a arma do criminoso, mas não sabiam o que fazer com essa arma, e a jogaram de lado enquanto tentavam imobilizá-lo. Segundos depois apareceu um comparsa do criminoso que atirou e feriu gravemente ambos. Nesse caso, simplesmente entender como operar a arma de fogo já seria suficiente para evitar a aproximação do comparsa.

Outra importância de se incluir o manuseio de arma de fogo na grade curricular do sistemas de defesa pessoal é o fato de quebrar muitos mitos e também de trazer mais realidade ao aluno, pois é muito diferente treinar desarmes etc utilizando apenas simulacros. É necessário que o aluno saiba como é o som do disparo de uma arma de fogo por exemplo para que ele se familiarize com o som do disparo que pode “travar” uma pessoa que mesmo treinada, nunca tenha escutado tal barulho.

FAIXAS PRETAS SABEM REAGIR?

Não é incomum encontrar praticantes faixas pretas de artes marciais que não sabem o mínimo de como agir diante de uma ameaça com arma de fogo, nem o que fazer com ela caso consiga reagir.

COMO É O TREINAMENTO NO KRAV MAGA CAVEIRA?

No Krav Maga Caveira acreditamos que o aluno precisa ter várias experiência de combate, seja armado ou não para que suas chances de vitória sejam realmente reais. O treinamento com armas de fogo é um requisito opcional para o aluno em nossas escolas, mas obrigatório na formação de nossos instrurores.

Wesley Gimenez Fundador da Escola Krav Maga Caveira ®

E aí Caveira?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “ARMAS DE FOGO X ARTES MARCIAIS E DEFESA PESSOAL”

GERALDO BULCAO DA SILVA

Olá Wesley, achei bem interessante e indispensável essa familiarização com A/F
e no momento inesperado a pessoa não venha ficar estagnado sem reação. (Se possível é claro).
Qdo adolescente quase perdi um amigo faixa marron de Karate, na academia tocava o
terror com os companheiros de treino, mas qdo foi assaltado diante de uma pequena faca, ficou sem reação, levou uma estocada e por pouco não morreu.

Ezequiel

Vivemos num mundo de muita, violência mal sabemos nós defender.muito útil.

Mostrar Aviso